quarta-feira, 24 de outubro de 2007

David Fonseca - Dreams In Colour

Dreams In Colour o terceiro album a solo de David Fonseca, revelou-se para mim a grande surpresa da música nacional até ao momento neste ano. Apesar de ter seguido a carreira do músico pós Silence4 a música editada por ele não me cativava especialmente.
Dreams In Colour veio mudar a imagem que tinha acerca de David Fonseca.
Com um conjunto de canções muito bem conseguidas, que em nada ficam atrás da pop que se pratica por esse mundo fora, Dreams In Colour é talvez o album melhor conseguido por parte do músico de Leiria.
4Th Chance, Silent Void ou This Raging Light numa toada mais rockeira e arrebatadora de emoções, ou as exelentes baladas Kiss Me, Oh Kiss Me e I See The World Though You (talvez a musica mais inspirada de David Fonseca), formam a par do single de apresentação SuperstarsII um dos melhores albuns feitos em portugal na minha modesta opinião, e que como já disse atrás nada fica a dever ao que se faz no panomaram pop mundial.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

The Devastations - Yes U


Tomei conhecimento desta banda através do album Coal, por alturas da sua visita ao Santiago Alquimista. Talvez por isso as exepectativas em relação a um novo album deste colectivo se tenham mantido demasiado altas.
Yes U não me agradou e apesar de de já o conhecer a algum tempo, deixei-o "respirar" e "assentar", mas a verdade é que fica sempre um certo travo a desilusão sempre que o oiço.
O tema que o abre Black Ice é uma excelente canção e até me fez pensar que estaria ali mais um bom album, mas só em An Avalanche Of Stars e em The Saddest Sound, temas que estão já no fim do album a minha atenção se volta a prender.
Pelo meio um misto de conformismo e alguma desinspiração, num rolar de temas que soam quase sempre ao mesmo. Sinceramente uma banda da qual esperava realmente mais.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Emma Pollock - Watch the Fireworks



Pouco conhecia sobre Emma Pollock até tropeçar em Watch the Fireworks, após uma pesquisa no google fiquei a saber que tinha sido vocalista de uma banda de nome Delgados?
Watch the Fireworks é o primeiro album a solo desta menina escocesa com uma voz melodiosa, e onde se misturam harmoniosamente um pop/rock cuidado com uma face mais indie da cantora.
Adrenaline um desses temas mais indie acompanhado ao piano, Limb uma balada tocada com piano e guitarra acústica, If Silence Means That Much To You numa toada mais rockeira ou New Land o tema que abre o album, são bons motivos para quem ainda não o fez tomar o primeiro contacto com Emma.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Radiohead - In Rainbows



Se só a forma inovadora como este album foi lançado, é por si só noticia na generalidade dos media, um album novo dos Radiohead é sempre esperado pela generalidade dos amantes da boa música com muita ansiedade.
In Rainbows não é exepção e mal os seus temas ficaram disponiveis para download milhares de cibernautas fizeram questão de querer ser os primeiros a ouvi-lo entupindo o servidor em que os temas se encontravam.
In Rainbows apresentam-nos um conjunto de temas pouco semelhantes entre si, que varia desde a calmaria do piano em Videotape até ao fernesim de Bodysnatchers.
Pelo meio cada tema faz-nos ter vontade de ouvir e voltar a ouvir In Rainbows, Weird Fishes/Arpeggi parece ter sido tirada do tempo de Ok Computer, Jigsaw Falling Into Place é quanto a mim o melhor tema do album, crescendo a cada segundo em que a musica avança e 15 Step apresenta-nos um arco-iris inquietante logo a abrir o disco.
Talvez por estas e por muitas outras razões os Radiohead sejam considerados a melhor banda do mundo, são todos muito subjectivo esses critérios, mas começo a duvidar que Thom Yorke e seus pares sejam capazes de fazer um album mau.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Clã - Cintura

Cintura era esperado com grande espectativa, sendo este o sucessor de Rosa Carne.
Numa tentativa claramente assumida pela banda de seguir a sua intuição, Cintura traz-nos um conjunto de canções, despidas de preconceitos e que nos fazem fazer lembrar mais de Kazoo (o primeiro album), do que do seu antecessor.
Com arranjos simples e letras directas num formato quase acústico, destacam-se temas como Fábrica dos Amores, Amuo, este com a participação da voz de Fernanda Takai, Tira a Teima ou Adeus Amor.
Cintura pode não ser o album que os fãs esperavam ou quisessem ouvir, mas é o album que a banda assumiu fazer, ao seu gosto, e não pode ser considerado como desilusão, é apenas mais uma etapa na já longa carreira dos Clã.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

She Wants Revenge - This is Forever



Segundo album para a dupla de dj's Nova Iorquina, This is Forever é o sucessor de She Wants Revenge e segue na mesma linha do seu antecessor.
As mesmas influências que se notavam no album anterior e que faziam da banda a nova sensação chamando até si fãs saudosos dos The Cure, Joy Division ou Depeche Mode, e neles verem um regresso ás suas sonoridades favoritas, estão todas presentes neste album. A verdade é que no album de estreia os She Wants Revenge conseguiram para si a sua própria legião de fãs, o que faz com que actualmente as novas bandas "soem a She Wants Revenge".
This is Forever apresenta-nos mais um punhado de boas canções, que em nada ficam atrás das do album de estreia Written In Blood, True Romance, What I Want ou Just Began são bem exemplos disso, apresentando-nos ritmos que convidam qualquer um á dança.
Espera-se então nova passagem por Portugal desta dupla, quem sabe numa sala só para si durante o Inverno...

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Thurston Moore - Trees Outside The Academy


Segundo album a solo de um dos fundadores dos Sonic Youth. Trees Outside The Academy é um album que gira em torno da sonoridade praticada pelos Sonic Youth, num tom mais acústico e menos rockeiro.
Temas como The Shape Is In A Trance, Frozen Gtr ou Fri_Emd só para citar alguns exemplos, convidam á audição euxastiva vezes sem conta, sempre apoiados pelo violino certeiro de Samara Lubelski. O rock á Thurston chega em Wonderful Witches e segue pelos temas seguintes lembrando que dali saiu muito do que se conhece dos Sonic Youth.
Os doze temas que compõem Trees Outside The Academy formam um conjunto que se afirma como candidato muito sério para a lista dos discos deste ano.