domingo, 8 de junho de 2008

Manel Cruz - Foge Foge Bandido



Foge Foge Bandido é o titulo do album/livro que marca a estreia a solo do Manel Cruz ex-vocalista de bandas como os Pluto ou Ornatos Violeta. Composto por oitenta (sim! oitenta) faixas, divididas por dois cd's, O Amor Da-me Tesão e Não Fui Eu Que Estraguei, e ainda de um livro ilustrado com páginas dedicadas exclusivamente a todas as faixas dos dois albuns , com letras e ilustrações do próprio Manel Cruz. Foge Foge Bandido é o resultado de gravações que Manel Cruz foi guardando na gaveta ao longo da última decada, tendo cada tema um momento próprio e todos eles convidados diferentes, entre eles elementos dos projectos de Manel Cruz ou amigos como é o caso de PacMan ou Jorge Coelho.
É quase unânime a admiração pelas palavras escritas e cantadas por Manel Cruz e Foge Foge Bandido não foge á regra. No meio dos oitenta temas que falam como sempre de amor, sexo, morte e as aventuras e desaventuras da vida encontram-se exelentes faixas mesmo sendo dificil memorizar todas, mas temas como Tu Não Tens, As Nossas Ideias, Canção Segredo ou Canal Zero ficam na memória por entre cães a ladrar ou comboios a partir os muitos interlúdios entre as músicas dos dois albuns.
Foge Foge Bandido é como já se reparou um projecto diferente do que estamos habituados e como tal tem de ser digerido com o tempo, mas com o selo de qualidade de Manel Cruz é natural que venha a ser lembrado como um projecto de referência daqui a alguns anos. Por enquanto quanto a mim resta-me ouvi-lo mais vezes e deixar que se entranhe mais nos meus ouvidos pois duas ou tres audições por alto não são suficientes para ter uma opinião completamente formada sobre o projecto.

2 comentários:

Charles disse...

Caro amigo, olha eu aqui retribuindo a visita e constatando que temos afinidades musicais bem parecidas. Um abraço.

passarola disse...

tenho de ir descobrir isso, cheira-me que vou gostar :)