sábado, 31 de janeiro de 2009

Pelo MySpace - Zé Pedro Dos Xutos


Uma simples bricadeira de amigos ou um projecto para ser levado a sério? O certo é que os Zé Pedro Dos Xutos a banda que nos chega da Marinha Grande já tem sido falada em diversos artigos na imprensa nacional. Os quatro temas presentes no myspace que falam das aventuras e desaventuras de um jovem regressado á sua terra natal, a fazerem lembrar bandas como Enapá 2000 ou Irmãos Catita teem em Desatinei ou Pantomineiro Joel um ponto de partida para o que pode ser um caso sério na música nonsense em Portugal.


MySpace dos Zé Pedro Dos Xutos

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Morrissey - Years Of Refusal

Outro grande regresso aos discos neste 2009 é o de Morrissey, o ex-Smiths sem sair da linha a que nos vem habituando consegue uma vez mais fazer um grande disco.
Depois de You Are the Quarry, Years Of Refusal oferece-nos um conjunto de grandes canções pop em que até temos direito a uma pequena incursão pelo universo mariachi em When Last I Spoke To Carol. Ao ouvir temas como Something Is Squeezing My Skull na abertura do album, Black Cloud ou I'm Throwing My Arms Around Paris temos a leve sensação de já as ter ouvido em outro lado qualquer mais quando se fala de Morrissey, que foi ao longo das ultimas décadas inspiração para tantos e que continua a deliciar quem o escuta, isso não é necessariamente mau. Years Of Refusal tem ainda It's Not Your Birthday Anymore canção que promete ficar na memória colectiva por muito tempo e acaba com I'm OK By Myself que promete dar que falar, com um final frenético que deixa um silêncio comprometedor quando o album acaba.
Mais um episódio na já extensa carreira de Morrissey em que a já caracteristica voz do músico se junta em perfeita harmonia com o conjunto baixo, bateria, guitarras não desapontando quem por ele esperava.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Franz Ferdinand - Tonight



Tonight é o primeiro grande album de 2009, o terceiro para os Franz Ferdinand que se apresentam em grande forma em. Empolgante é talvez a palavra que melhor descreve este album que além do rock já caracteristico da banda, vai ainda beber influências a décadas passadas como são exemplo os sinetizadores a fazer lembrar os anos 70 e 80 do século passado, mas que assentam que nem uma luva ás canções de Kapranos e seus companheiros. Temas como No You Girls, Live Alone, Bite Hard ou Can't Stop Feeling Again fazem em conjunto com o single Ulysses um dos melhores discos que se tem ouvido nos ultimos tempos. Imperdivel!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Kings Of Leon - Only By The Night


Outra das bandas que rodou muito por aqui no final de 2008 foram os Kings Of Leon que editaram o seu quarto longa duração depois das tentativas fracassadas com Because of the Times (2007) e Aha Shake Heartbreak (2005), onde não conseguiram convencer a critica depois do sucesso de Youth & Young Manhood (2003). Em Only By The Night o quarteto voltou aos grandes momentos,e volta a convencer quem tinha apostado na banda depois do hype sobre Red Morning Light. Além do single Sex On Fire, o album contém ainda exelentes faixas rock como são o caso de Closer logo a abrir o album, Use Somebody ou Manhattan. Only By The Night volta a mostrar nos Kings Of Leon uma banda capaz de fazer musicas que ficam cravadas no ouvido, através de arranjos cuidados por entre guitarras e da já caracteristica voz de Caleb Followill que com o seu tom meio rouco é uma das imagens de marca da banda.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Recordação - Censurados

Já há algum tempo que ando para colocar um destes videos aqui. É uma gravação de um ensaio dos Censurados, uma das bandas miticas do punk-rock dos anos 90 em Portugal, no quarto do seu vocalista João Ribas. Se gostarem e tiverem paciência, seguindo o link deste video encontram no youtube mais temas tocados ao vivo no quarto de Ribas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

X&P - 30 Anos

Porque 30 anos não são 30 dias aqui fica a minha singela homenagem aqueles que por tantas e tantas horas rodaram por estes lados com músicas que cruzaram gerações e com a atitude rock que qualquer jovem sonha ter. Remar Remar é talvez a canção que melhor retrata toda a carreira da banda. Parabens!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lykke Li - Youth Novel


Enquanto vão chegando as primeiras novidades do novo ano, é tempo de falar de alguns albuns que por algum motivo não passaram aqui pelo blog. Um dos albuns que marcou o final de 2008 por estes lados foi Youth Novel de Lykke Li.
Um album composto por canções simples e despretenciosas cantadas pela doce voz de Lykke Li que se enfiltram no ouvido e ameaçam não sair.
Em Youth Novel, Lykke passeia-se por caminhos tão distintos como a electrónica de Complaint Department e a melancolia de My, ou ritmo viciante de Dance Dance Dance e a pop de Little Bit. Um album que parece querer retratar o dia a dia da cantora ora com momentos mais electrizantes, ora com momentos de acalmia, no fundo a vida de qualquer um. Por isso mesmo Youth Novel é um dos bons albuns que 2008 nos deixou.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Myspace - João e a Sombra


Desconhecia totalmente este projecto vindo de Almada, e que canta "um conjunto de canções melancólicas e soturnas, onde se cruzam referências do cancioneiro português com influências modernas e mais alternativas" como escrevem no myspace da banda.
Dos tres temas presentes no site destaque para Quando eu Quiser que junta á exelente letra a qualidade dos seus arranjos. João e a Sombra tem já um ep de sete faixas editado e que por agora desconheço mas que darei certamente noticias sobre ele nos próximos dias. Para que gosta do género e ainda não conhece não exite em visitar o Myspace deste projecto.