quarta-feira, 4 de março de 2009

DVD - Mão Morta - Maldoror

Foi esta semana editado o já muito aguardado dvd de Maldoror, o espectaculo levado a cena pelos Mão Morta na interpretação dos Contos de Maldoror de Isidore Lucien Ducasse, Conde de Lautréamont. Infelizmente Maldoror teve um numero reduzido de espectáculos pelo pais, ao que este dvd vem proporcionar a todos a possibilidade de apreciar a exelente perfomance dos Mão Morta em Palco. Tudo o que foi escrito aqui ganha agora outra dimensão com os figurinos e a representação no palco do Teatro Circo de Braga, local onde foi filmado o espectáculo apresentado no dvd. Destaque ainda para os extras do dvd, duas curtas metragens de Nuno Tudela e Manuel Leite que nos mostram algumas imagens de bastidores nos momentos que antecederam os espectáculos. Maldoror é tal como toda a obra dos Mão Morta fortemente recomendado!

Andrew Bird - Noble Beast

Chega neste ano o novo capitulo da já longa história de Andrew Bird. Noble Beast é o quinto album a solo do rapaz do assobio e do violino. O novo album segue a linha a que Andrew Bird nos tem habituado, não desviando um único milimetro do caminho até agora percorrido. Talvez por isso, e por suceder ao muito aclamado Armchair Apocrypha de 2007, este novo album esteja a ser visto com alguma decepção por parte de quem por ele esperava. Noble Beast não é um mau disco, muito longe disso, só que deixa a sensação de que qualquer das faixas nele presente poderiam fazer parte de um dos anteriores discos sem chocar ninguem. Bird continua a dar ás suas canções a emoção que sai da sua voz, quase sempre acompanhada com o duo violino/assobio. Not a Robot, But a Ghost, a fazer lembrar Radiohead, Masterswarm ou Fitz & Dizzyspells são a par do single de apresentação Oh No as canções mais conseguidas do album quanto a mim.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Pelo MySpace - PressPlay


Pelo MySpace chega desta vez a Almada onde encontra o duo feminino PressPlay. Detentoras de um rock electrónico poderoso apresentam para já PlayHot e PlayVamp dois temas disponibilizados no myspace que prometem dar que falar. Em Abril há album de estreia e pela amostra vai concerteza fazer as delicias de quem se interessa por este tipo de sonoriades. Quem ainda não conhece pode faze-lo em Press Play Myspace!

Os Quais - Meio Disco


Chega em forma de EP um dos melhores discos que a musica portuguesa nos tem oferecido nos ultimos tempos. Bife no Chiado, Recado ou A Rapariga da Caixa, tranportam-nos através da sua forma narrativa pouco usual em projectos portugueses, para a vida de um homem que vive na capital e que se vagueia pelas zonas históricas da cidade. A fechar este Meio Disco com meia duzia de canções, Lero Lero e Caido No Ringue com trajes pop bem desenhados e guitarras a ficarem no ouvido fazem-nos esperar pela outra metade de um disco que bem pode fazer com que outros fiquem viciados nestes Quais.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Doismileoito - Doismileoito


Album de estreia para o trio nortenho que já há algum tempo é apontado como mais uma das promessas do rock cantado em portugues. Doismileoito album homónimo apresenta-nos uma banda com vontade de nos oferecer boas canções que juntam lirica cuidada á energia da guitarra. A Ponte Findling, Cantico Protoneo, Musica D'Homens ou Tempo a Mais são a para além das já conhecidas Caratequide e Bem Melhor, cena felizes de um capitulo que quer ser o primeiro de muitos. Não conseguindo fujir á inevitavel comparação com os Ornatos Violeta por parte da critica, onde vão buscar alguma da sua inspiração, os Doismileoito deixam no entanto a sensação de querer encontrar o seu próprio som.
Não sendo um album perfeito Doismileoito é de qualquer forma uma prova de esforço e dedicação, e só o tempo poderá dizer a importância que este album terá no panorama musical português e na evolução da banda.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Pelo MySpace - Zé Pedro Dos Xutos


Uma simples bricadeira de amigos ou um projecto para ser levado a sério? O certo é que os Zé Pedro Dos Xutos a banda que nos chega da Marinha Grande já tem sido falada em diversos artigos na imprensa nacional. Os quatro temas presentes no myspace que falam das aventuras e desaventuras de um jovem regressado á sua terra natal, a fazerem lembrar bandas como Enapá 2000 ou Irmãos Catita teem em Desatinei ou Pantomineiro Joel um ponto de partida para o que pode ser um caso sério na música nonsense em Portugal.


MySpace dos Zé Pedro Dos Xutos

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Morrissey - Years Of Refusal

Outro grande regresso aos discos neste 2009 é o de Morrissey, o ex-Smiths sem sair da linha a que nos vem habituando consegue uma vez mais fazer um grande disco.
Depois de You Are the Quarry, Years Of Refusal oferece-nos um conjunto de grandes canções pop em que até temos direito a uma pequena incursão pelo universo mariachi em When Last I Spoke To Carol. Ao ouvir temas como Something Is Squeezing My Skull na abertura do album, Black Cloud ou I'm Throwing My Arms Around Paris temos a leve sensação de já as ter ouvido em outro lado qualquer mais quando se fala de Morrissey, que foi ao longo das ultimas décadas inspiração para tantos e que continua a deliciar quem o escuta, isso não é necessariamente mau. Years Of Refusal tem ainda It's Not Your Birthday Anymore canção que promete ficar na memória colectiva por muito tempo e acaba com I'm OK By Myself que promete dar que falar, com um final frenético que deixa um silêncio comprometedor quando o album acaba.
Mais um episódio na já extensa carreira de Morrissey em que a já caracteristica voz do músico se junta em perfeita harmonia com o conjunto baixo, bateria, guitarras não desapontando quem por ele esperava.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Franz Ferdinand - Tonight



Tonight é o primeiro grande album de 2009, o terceiro para os Franz Ferdinand que se apresentam em grande forma em. Empolgante é talvez a palavra que melhor descreve este album que além do rock já caracteristico da banda, vai ainda beber influências a décadas passadas como são exemplo os sinetizadores a fazer lembrar os anos 70 e 80 do século passado, mas que assentam que nem uma luva ás canções de Kapranos e seus companheiros. Temas como No You Girls, Live Alone, Bite Hard ou Can't Stop Feeling Again fazem em conjunto com o single Ulysses um dos melhores discos que se tem ouvido nos ultimos tempos. Imperdivel!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Kings Of Leon - Only By The Night


Outra das bandas que rodou muito por aqui no final de 2008 foram os Kings Of Leon que editaram o seu quarto longa duração depois das tentativas fracassadas com Because of the Times (2007) e Aha Shake Heartbreak (2005), onde não conseguiram convencer a critica depois do sucesso de Youth & Young Manhood (2003). Em Only By The Night o quarteto voltou aos grandes momentos,e volta a convencer quem tinha apostado na banda depois do hype sobre Red Morning Light. Além do single Sex On Fire, o album contém ainda exelentes faixas rock como são o caso de Closer logo a abrir o album, Use Somebody ou Manhattan. Only By The Night volta a mostrar nos Kings Of Leon uma banda capaz de fazer musicas que ficam cravadas no ouvido, através de arranjos cuidados por entre guitarras e da já caracteristica voz de Caleb Followill que com o seu tom meio rouco é uma das imagens de marca da banda.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Recordação - Censurados

Já há algum tempo que ando para colocar um destes videos aqui. É uma gravação de um ensaio dos Censurados, uma das bandas miticas do punk-rock dos anos 90 em Portugal, no quarto do seu vocalista João Ribas. Se gostarem e tiverem paciência, seguindo o link deste video encontram no youtube mais temas tocados ao vivo no quarto de Ribas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

X&P - 30 Anos

Porque 30 anos não são 30 dias aqui fica a minha singela homenagem aqueles que por tantas e tantas horas rodaram por estes lados com músicas que cruzaram gerações e com a atitude rock que qualquer jovem sonha ter. Remar Remar é talvez a canção que melhor retrata toda a carreira da banda. Parabens!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lykke Li - Youth Novel


Enquanto vão chegando as primeiras novidades do novo ano, é tempo de falar de alguns albuns que por algum motivo não passaram aqui pelo blog. Um dos albuns que marcou o final de 2008 por estes lados foi Youth Novel de Lykke Li.
Um album composto por canções simples e despretenciosas cantadas pela doce voz de Lykke Li que se enfiltram no ouvido e ameaçam não sair.
Em Youth Novel, Lykke passeia-se por caminhos tão distintos como a electrónica de Complaint Department e a melancolia de My, ou ritmo viciante de Dance Dance Dance e a pop de Little Bit. Um album que parece querer retratar o dia a dia da cantora ora com momentos mais electrizantes, ora com momentos de acalmia, no fundo a vida de qualquer um. Por isso mesmo Youth Novel é um dos bons albuns que 2008 nos deixou.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Myspace - João e a Sombra


Desconhecia totalmente este projecto vindo de Almada, e que canta "um conjunto de canções melancólicas e soturnas, onde se cruzam referências do cancioneiro português com influências modernas e mais alternativas" como escrevem no myspace da banda.
Dos tres temas presentes no site destaque para Quando eu Quiser que junta á exelente letra a qualidade dos seus arranjos. João e a Sombra tem já um ep de sete faixas editado e que por agora desconheço mas que darei certamente noticias sobre ele nos próximos dias. Para que gosta do género e ainda não conhece não exite em visitar o Myspace deste projecto.